3 - FRAGMENTOS DE UMA MEMÓRIA - Portugal - 2008
Galeria Ao Quadrado -  Galeria de Arte Contemporânea.  Junho/Julho/2008 - Santa Maria da Feira - Portugal.

 

FRAGMENTOS DE UMA MEMÓRIA

  1.  
  2.  
  3.  
  4. Carl Jung, em seu mais conhecido livro - O Homem e Seus Símbolos, dá a melhor definição, ao menos para mim, para o estranho universo que permeia a criação artística de artífices que trabalham com a intuição e a aparente desordem da escritura automática, principalmente quando esta escrita é transmutada em formas reconhecíveis.
  5. O trabalho de Vando Figueirêdo seria um excelente objeto de estudo para Jung. Um Universo em que trasitam a ancestralidade das pinturas e a contemporaneidade dos grafites, a sensualidade profana e a simbologia dos místicos.
  6. A pintura de Vando ilustra, de forma magnífica, como fragmentos de memória e compulsão criativa são capazes de relembrar a nossa condição de primitivos seres habitantes de um universo onde o caos e a ordem convivem de forma aparentemente pacífica, escondidos pela ténue e frágil cortina de uma realidade, muitas das vezes dura e dramática em suas cores, mas de onde o artista procura desvendar mistérios que só o silêncio e a observação descomprometida são capazes de revelar.
  7. Mais uma vez me senti diante de um artista cuja intensidade de afirmações e verdade nas intenções procura dar um significado maior para a produção de uma arte capaz de unir o belo e o absolutamente pessoal , sem sombra de modismos ou oportunismo estético, ou vazio de significado.
  8. A obra de Vando faz parte de um mundo onde o silêncio é mais necessário para o entedimento que laudas e laudas de belas palavras.
  9.  
  10. Sigbert Franklim
  11.    (1957 -2011)
     


 
 
Rua Nunes Valente, 1248 - A Aldeota CEP.: 60.125-070 Fortaleza | Ceará | Brasil
55 [85] 9909.5026 55 [85] 3224.7578
Twitter FaceBook YOUTUBE
© 2017 Vando Figueiredo   Todos os direitos reservados