8 - AAALDEOTA - Itália e Portugal - 2011
 

A exposição AAALDEOTA, inicialmente, foi apresentada  no Festival Sete Sois Sete Luas, em Pontedera – Toscana – Itália, no período de 10/jul a 03/set/2011, seguindo para Ponte de Sôr – Alentejo Portugal, que ficará aberta para visitação pública, de 10 de setembro a 08 de outubro de 2011, em sequência irá para Galeria de Arte Paula Cabral em Lisboa – Portugal.

Como tema, Figueirêdo apresenta motivos rupestres, tema bastante recorrente em sua produção.

A amostra é composta por 33 trabalhos, sendo 13 pinturas sobre tela e 20 sobre papel, dessas, grande parte foram produzidas na Europa no verão de 2010, durante sua participação no Workshop em Brande, Dinamarca.

 SAÍMOS DO PALEOLÍTICO? Procurando uma resposta nas pinturas de Vando Figueiredo (Ceará, Brasil)

 

Diz-se que o Brasil é o novo gigante económico à escala mundial. Mas como será que os artistas, figuras sempre caracterizadas pelo conflito interno entre a sociedade e os tempos, encaram este crescimento galopante? Uma das respostas possíveis estará patente na próxima exposição do Centrum SSSL de Ponte de Sôr. “AAALDEOTA” é o título da exposição de pintura de Vando Figueiredo, um dos artistas mais afirmados do Nordeste brasileiro, que denuncia uma sociedade direccionada para o cunsumo frenético e à mercantilização da arte. O título da exposição não é casual: Aldeota é um dos bairros nobres de Fortaleza, cidade natal do pintor, onde se concentram a maioria dos centros comerciais e galerias de arte.

A harmonia das cores, as formas imprecisas, as linhas descontínuas e as pinceladas cheias de matéria de Vando, deixam emergir o que o poeta e artista plástico Carlos Macedo define como “o retrato pós-moderno de uma sociedade que acumula conhecimento e abandona valores”. Animais elegantes, figuras humanas que deixam transparecer um erotismo vago e sem pretensões, mulheres sedutoras que dançam: pinturas que parecem rupestres que convidam a reflectir sobre a modernidade da nossa sociedade.

As obras de Vando Figueiredo já foram expostas em várias instituições públicas sul-americanas (Embaixada do Brasil em Santiago do Chile, o Parlamento do Estado do Ceará...), e serão em exposição, pela primeira vez em Portugal, de 10 de Setembro a 8 de Outubro no Centrum SSSL de Ponte de Sôr.

A inauguração, no sábado, dia 10 de Setembro, será às 17.00h e será uma ocasião para conhecer directamente o pintor brasileiro que acompanhará o público na leitura mais profunda das suas imagens poéticas. Nos dias sucessivos, de segunda a quarta-feira (de 12 a 14 de Setembro), o artista realizará laboratórios de criatividade para os jovens de Ponte de Sôr.



 
 
Rua Nunes Valente, 1248 - A Aldeota CEP.: 60.125-070 Fortaleza | Ceará | Brasil
55 [85] 9909.5026 55 [85] 3224.7578
Twitter FaceBook YOUTUBE
© 2017 Vando Figueiredo   Todos os direitos reservados